Bicicletas de aluguel

No último dia 11 de novembro duas notícias de grandes cidades litorâneas foram publicadas:

Em Florianópolis: Prefeitura estuda colocar 111 estações de aluguel de bicicletas

No Rio de Janeiro: Programa de aluguel de bicicletas ganhará mais 8 estações 

Em Floripa, além de aumentar a extensão das ciclovias da cidade, a prefeitura pretende implantar um projeto de aluguel de bike com 111 estações e cerca de 1,4mil bicicletas. A cidade já conta com 35km de ciclovias mas ainda enfrenta grandes congestionamentos na área central.

No Rio, foram inaugaradas mais 8 estações de aluguel de bicicletas, ao todo a cidade conta com 28 pontos. O objetivo é que até dezembro sejam instaladas 60 novas estações nas regiões sul e central da cidade. Além destas cidades, Blumenau, em Santa Catarina, e João Pessoa, na Paraíba, também já têm sistema parecido.

O programa de locação de bicicletas, muito comum na Europa, caminha lentamente para as cidades brasileiras trazendo uma alternativa saudável e sustentável frente ao caos urbano provocado pelos congestionamentos de veículos. Distribuídas em pontos estratégicos da cidade, as bicicletas podem ser utilizadas não só como meio de transporte, mas como uma ligação modal com o sistema de transporte da cidade.

Em Santos, podemos contar com 21km de ciclovias que já é bastante utilizada pela população. Nas balsas Santos-Guarujá e Santos-Vicente de carvalho, chegam a passar mais de 12mil bicicletas por dia (segundo dados estatísticos de 2010 da DERSA). Além do enorme número de ciclistas, Santos também é invadida por milhares de veículos diariamente.  

Isto demonstra a necessidade de se preparar e inovar em alternativas inteligentes para se mover na cidade. Assim como, ampliar e manter os  meios existentes, estimulando a população a utilizar sempre e cada vez mais suas melhores possibilidades de mobilidade. 

As ciclovias podem e devem ser ampliadas por toda a cidade, seus equipamentos e sua infraestrutura devem ser preservados, a administração deve incentivar e educar  os cidadãos para garantir a segurança e o respeito ao ciclista. Para tudo isso, os santistas devem ser usuários de sua cidade, utilizar e exigir o espaço público ideal para se viver. E por que não, um programa de aluguel de bicicletas? 😉

 
 Fonte: IG-Último Segundo
 
Anúncios

Tags:, , , , ,

About Ana Paula

Sou Ana Paula, arquiteta e paulistana. Atualmente santista. Santos é a cidade que escolhi viver. A cidade para mim tem que manter sua identidade e a identidade de seus habitantes. Uma grande cidade tem que garantir mobilidade. Tem que dar segurança e provocar liberdade. Toda cidade tem que ser humana e nunca deve ceder o espaço das pessoas para as máquinas.

2 responses to “Bicicletas de aluguel”

  1. Guilherme Moraes says :

    Saudações Ana Paula, tudo bem?
    Gostei do site.
    Tenho um grupo que sai para pedalar pela cidade nas quintas de noite (20h). Saindo da Praça das Bandeiras (praia x ana costa).Seria um prazer encontra-la por lá.
    Tenho algumas inidcações de sites e coisas para seu blog. Por favor entre em contato.
    Abraços

  2. Rafael says :

    A bike de aluguel é uma boa pedida, já que dá liberdade de escolha para o usuário, principalmete num clima tropical e tipicamente chuvoso do nosso litoral. Ao pegar uma bike alugada, o usuario tem a possibilidade de devolve-la no momento oportuno e continuar seu trajeto com qq outro meio de transporte, sem preocupações com roubo, chuva, etc.
    Já estava na hora de Santos começar a implementar um projeto piloto em alguma parte da cidade, ocupando seu papel de vanguarda junto aos demais municípios que já experimentam essa atividade com muito sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: