o Pedal Noturno – Santos

Chegamos à Praça das Bandeiras em meio ao trânsito de fim de tarde, fomos recebidos por dois cavalheiros, Guilherme e Rafael, os criadores do Pedal Noturno, grandes meninos apaixonados por bicicleta. Aos poucos chegaram mais e mais bicicletas, os meninos eram bem populares, pessoas vêm de todos os lados da cidade, até de outras cidades para participar de uma noite diferente. “passeio ciclístico” para alguns, “movimento” para outros, “massa crítica” para outros, “oportunidade política” para poucos.

O que importa é que todos estão lá para fazer a mesma coisa, pedalar. Em poucos minutos o grupo já tinha mais de 60 pessoas, tinham ciclistas equipados de super bikes e acessórios, garotas com as novas bicicletas desmontáveis, casal com bicicleta dupla,  garotos com bicicletas enferrujadas, e outros tantos com calois básicas como a minha.

Os participantes eram de todas as idades, as duas únicas coisas indispensáveis eram fôlego e bicicleta. O resto é com a equipe do Pedal Noturno. Fizemos um percurso pelas ciclovias de Santos: saindo da praça das bandeiras pela praia até o canal 1, seguimos pelo canal até a ciclovia da linha da máquina depois pela ciclovia da av. Glicério e av. Afonso Pena até a av. Portuários sentido praia, após a balsa entramos na Av. Bartolomeu de Gusmão pela ciclovia novamente, até o canal 6 no ponto final, quiosque do Zé do Côco. Total: 11,3Km de uma grande experiência.

 

A equipe do pedal se esforçava tremendamente para manter o grupo seguro e unido. Considerando que eram mais de 60 pessoas pedalando sobre as ciclovias da cidade, é necessário parar o trânsito de algumas vias até atravessarem todos os ciclistas. Eles sinalizam apitam e pedem educadamente. Em meio a palavrões e gritaria, eles agradecem e saem pedalando o mais rápido que conseguem para alcançar o próximo semáforo.

Algumas pessoas que participavam pela primeira vez, se assustaram com a hostilidade de alguns motoristas, mas após meia hora conseguiam sentir que não se tratava apenas de um passeio ciclístico, mas que faziam parte de uma forma de manifestação. O Pedal Noturno cresceu desde que teve início, e vem recebendo cada vez mais ciclistas, e pretende continuar. Esse é o único objetivo, ganhar pessoas que gostam de pedalar, gostam de Santos e querem observar os problemas e preconceitos que podemos enfrentar ao escolher a bicicleta como meio de transporte. E assim, naturalmente, podemos fazer parte de uma grande manifestação, como aconteceu na Europa e EUA e está iniciando no Brasil. A procura por uma solução saudável para um grande problema das nossas cidades: o excesso de automóveis.

Bom saber que ainda existem pessoas apaixonadas pelos seus ideais, bom saber que elas não estão sozinhas. Excelente saber que quando se trata de bicicleta, não estamos sozinhos.

Quem quiser fazer parte de um passeio bonito, saudável, seguro, diferente e gratuíto, apareça uma quinta-feira na Praça das Bandeiras, Gonzaga, as 20hs.

Para mais informações acesse: http://www.facebook.com/PedalNoturno

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Ana Paula

Sou Ana Paula, arquiteta e paulistana. Atualmente santista. Santos é a cidade que escolhi viver. A cidade para mim tem que manter sua identidade e a identidade de seus habitantes. Uma grande cidade tem que garantir mobilidade. Tem que dar segurança e provocar liberdade. Toda cidade tem que ser humana e nunca deve ceder o espaço das pessoas para as máquinas.

7 responses to “o Pedal Noturno – Santos”

  1. Reginaldo Perna Cardoso says :

    Boa tarde! Excelente iniciativa! Há alguns anos atrás fazíamos um pedal semelhante duas vezes por semana. Partíamos do canal 3 – Santos/Guarujá/Santos – totalizando aproximadamente 35 km. Demos o nome de circuito das praias. Passávamos por Guaiuba – Tombo – Astúrias – Pitangueiras e Enseada.

  2. Lívia Araújo says :

    Ana Paula,
    que legal! Que enorme adesão! Parabéns aos envolvidos! 😉
    Olha só: vai rolar aqui em Porto Alegre, no fim de fevereiro, o 1º Fórum Mundial da Bicicleta. Não se pilham para vir? Mais informações em: http://forummundialdabici.com

    Beijocas!

  3. Ana Lucia says :

    Eu, Ana Lucia….mae da Ana Paula, participei pela primeira vez com o grupo do Pedal Noturno e adorei….Os meninos se esforçam para criar um passeio seguro para todo o grupo.Assim que Sao Pedro deixar , irei mais vezes, participar .

  4. André Gustavo says :

    Estou querendo participar, mas tenho uma bike speed. Há algum incoveniente? O percurso é todos em asfalto?
    Grato
    André Gustavo

    • Ana Paula says :

      Oi André! Sem nenhuma restrição, no pedal você vai encontrar de tudo. Tem desde pedalantes experientes quanto principiantes. O percurso varia muito, mas em média são feitos entre 15 a 20 km. Você vai encontrar todas as dicas no http://www.pedalnoturno.com. Boa pedalada! 🚴

  5. Jeferon Queiróz says :

    Vim passar uma semana de férias em Santos, ao saber do movimento tive a vontade de conhecer, e com toda a sinceridade, fiquei abismado com o evento, é mutio legal, bem organizado e todos os envolvidos são pessoas gente fina, me acolheram com todo calor humano e é de fato um excelente ambiente para novas amizades, vou levar para minha cidade essa maravilhosa inovação. PARABÉNS E CONTINUEM ASSIM..

  6. EDUARDO ALMEIDA says :

    Ciclista Bom Dia.

    quero participar pedalada e passeio em Santos dica
    bike-saude@bol.com.br 13-32274850 =991124244

    ww.facebook.com/ong.omundodascriancas

    BIKE-ABRAÇO –
    Eduardo Almeida
    Mais um Canela de Aço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: