Gigantesca frota da Baixada Santista

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) revela que Santos é a cidade que teve maior aumento de veículos neste último ano, 10.496 veículos a mais. Hoje, o município conta com 287.755 unidades. Até o ano passado, esse número era de 277.259.

Somente no último ano, quarenta e seis mil veículos a mais passaram a circular pelas ruas e avenidas da Baixada Santista. Balanço divulgado pelo Detran-SP aponta que, nas nove cidades, o número de unidades automotoras passou para 728.510, 6,81% a mais do que o contabilizado até o mesmo período de 2011, quando a região contava com 682.039 veículos. Os dados referem-se aos registros feitos em órgãos municipais de trânsito até o último mês de maio.

Na capital paulista, o número de veículos cresceu apenas metade do que na Baixada Santista: 3,02% no último ano, passando de 7.061.626 para 7.274.912. Já a frota do Estado de São Paulo, segundo o Detran-SP, gira em torno de 23.533.050 veículos. Em 2011, havia 22.147.710.

A situação é grave. Quem passa por Santos de carro não compreende como esta cidade, conhecida há tanto tempo por sua tranquila e saudável vida litorânea, se tornou caótica tão rápido. Quem passa a pé percebe o ar pesado e poluído, é como se as coisas não se encaixassem, olhando de um lado a orla, o mar, o céu azul e de outro, um emaranhado de ruas congestionadas.

Sei que já existem projetos sendo implantados, propostas de rodízio sendo discutidas, bicicletas de aluguel finalmente inauguradas. Mas nada disso é válido se não tomarmos consciência, e ainda acharmos mais confortável assistir ao caos de dentro de um carro.

Fonte: A Tribuna

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Ana Paula

Sou Ana Paula, arquiteta e paulistana. Atualmente santista. Santos é a cidade que escolhi viver. A cidade para mim tem que manter sua identidade e a identidade de seus habitantes. Uma grande cidade tem que garantir mobilidade. Tem que dar segurança e provocar liberdade. Toda cidade tem que ser humana e nunca deve ceder o espaço das pessoas para as máquinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: