o movimento

SANTOS

Cidade litorânea paulista que abriga o maior complexo portuário da América Latina, tem clima quente, topografia plana, ruas estreitas e arborizadas.  Um lindo jardim colorido, entremeado de amendoeiras e palmeiras percorre toda a sua orla e leva o título de “maior jardim frontal do mundo” pelo Guiness Book. Também considerado um parque urbano, o jardim da orla é um dos motivos de orgulho da cidade que o mantém sempre limpo e conservado. Santos é um lugar de gente alegre e saudável, que sabe aproveitar a praia desde cedo para praticar esportes de água, solo e ar. Possui também uma ativa vida cultural com bons cinemas e teatros, além de ótimos bares e restaurantes que vivem lotados. O santista aproveita com prazer da liberdade e qualidade de vida de sua cidade.

Com tais características, esta cidade, que já fez muitos paulistanos abandonarem a grande e caótica metrópole e descerem a serra em busca da paz na baixada, já encara seus primeiros obstáculos. Nos últimos anos, Santos vem enfrentando um forte impacto do acréscimo de veículos nas suas ruas. A cidade, fundada em 1546, agora se vê invadida por 238 mil veículos. Aproximadamente 2 carros por habitante, isto significa proporcionalmente uma das maiores frotas do Brasil. O excesso de veículos combinado com ruas estreitas de uma cidade de quase 500 anos resulta em congestionamentos gigantescos.

Enquanto a CET e a Prefeitura se debatem em medidas paliativas, os santistas, desanimados relembram da cidade pacata que já foi uma das primeiras colocadas em qualidade de vida do Brasil e refletem em suas escolhas para encarar este novo desafio das cidades contemporâneas.

 

 O MOVIMENTO

Chegou ao momento de tomar uma posição: ou assistir nossa cidade passar pelas fases do rodízio de placas, alargamento de vias, construção de viadutos até a sua descaracterização total, ou pedalar em outro sentido. No mesmo sentido de diversas cidades européias que reverteram esta situação adotando a bicicleta como um dos principais meios de transporte.

Esta é a minha proposta, provocar o santista para uma nova atitude. Lanço o desafio, agora resta escolher. Eu escolhi…

  • Escolhi respirar melhor
  • Escolhi não perder mais o controle atrás do volante
  • Escolhi gastar menos
  • Escolhi ver a cidade de outro ângulo
  • Escolhi ter mais saúde
  • Escolhi sentir a brisa no rosto
  • Escolhi poluir menos
  • Escolhi viver com liberdade
  • Escolhi ir de BICICLETA.

 

29 responses to “o movimento”

  1. Hailton Aloia Filho says :

    Parabéns pelo blog !!! Vou acompanhar e recomendar !! Bjão Paula !!!

  2. Fernanda Werneck says :

    Adorei o blog, Ana. Já adicionei aos favoritos. Parabéns pela iniciativa!
    Santos é uma cidade plana, uma grande vantangem pra quem quer andar de bike. Além disso, diante do grande número de empreendimentos imobiliários surgindo o Município vai ter que pensar mais seriamente na questão do transporte; o carro não pode ser o principal foco, nós não temos vias que comportem a futura frota de veículos que está por vir.
    A bicicleta além de econômica não polui, é um meio de transporte que apesar de não ser muito veloz chega logo ao seu destino (principalmente numa cidade pequena como Santos), evita congestionamentos, evita a espera por ônibus. Vamos deixar para usar o carro apenas quando for extremamente necessário. Seria muito legal se a nossa cidade também se tornasse um referencial de cidade ciclística e de qualidade de vida no Brasil. Bjs.

    • Ana Paula says :

      Oi Fernanda! Fiquei feliz com o comentário da primeira santista no meu blog. Espero incentivar muitos santistas a usarem a bike como meio de transporte. Sabe que as vezes ela é mais rápida? Pegue a ciclovia da Ana Costa de bike na hora do rush. É inacreditável! 😀
      Se eu conseguir fazer uma advogada ir para o trabalho de bike, já ganhei a causa. 😉

      • itararesv says :

        Olá Ana Paula, tudo bem?!

        Fiquei feliz em encontrar o seu blog, pois eu também defendo a mesma causa que você…. estamos com idéia de fazer camisetas incentivando o uso da bike como meio de transporte em Santos, uma cidade propícia para o uso da bike como a Fernanda Werneck citou e que tem uma cultura que “Bicicleta é para pobre!”, mas estas pessoas não vêem que países desenvolvidos como Alemanha, Holanda, China, toda a população usa como meio de transporte, que não polui, faz bem à saúde, mais econômico e no caso de Santos é mais rápido do que o mesmo percurso de carro… Ou seja, é uma questão cultural.

        Visite o meu blog: http://bikesaude.wordpress.com

        Um grande abraço,

        Ronaldo Benfatti

      • Ana Paula says :

        Olá Ronaldo!
        Que bom encontrar tantas pessoas que compartilham da mesma opinião em Santos.
        Parabéns pelo blog! Já havia pensado nas camisetas também. Você já participou do Pedal Noturno? Temos um grupo bastante atuante em Santos.
        Sexta-feira, dia 13/04 faremos a Massa Crítica em santos.
        O ponto de encontro é na Praça das Bandeiras (Av. Ana Costa x Praia) no Gonzaga, as 19h30.
        Apareça! 😉

  3. Lívia Araújo says :

    Oi Ana Paula! Que legal teu blog. Fico bem feliz por teres linkado meu blog, que é porto-alegrense por referência mas é escrito por uma santista. 🙂 E eu sempre tenho orgulho da minha cidade por causa do crescimento do uso da bici. Pode melhorar muito mais, assim como a infraestrutura, mas certamente é bem melhor que Porto Alegre.

    Abraços e sucesso!

    • Ana Paula says :

      Olá Lívia! Você é santista? Fugiu mesmo do calor hein! Adorei o seu blog, é muito bem feito, bem escrito e tem muita informação! Sempre que posso dou uma lidinha. Santos está investindo em ciclovias sim, no entanto é uma cidade pequena, que pode e deve controlar a sua mobilidade com mais facilidade que Porto Alegre. Não conheço PoA, mas pelo número de blogs cicloativistas me parece que as pessoas estão se esforçando para melhorar, isso é muito bom!
      Boa Sorte Lívia! Abraços.

  4. Guilherme Moraes says :

    Ana Paula,
    O incentivo ao uso da Bicicleta como meio de transporte é uma tendência impressionante. Quando comecei a pedalar no cotidiano, em 2008, havia bem menos ciclistas pela cidade.
    Hoje posso afirmar, com convicção, que na maioria das vezes é mais rápido e prático ir de bike. Conheci muitos paulistanos que chegaram à mesma conclusão.
    Quando der, apareceça no Pedal Noturno às quintas (20h) na Praça das Bandeiras (ana costa x Praia)

    • Ana Paula says :

      Olá Guilherme, bem vindo ao blog e obrigada pelo convite, semana que vem estarei lá. Fico feliz que exista este grupo em Santos, estava mesmo procurando. Acredito que tenha muito material para eu incrementar o blog. Quanto mais eu pesquiso mais descubro que a onda de cicloativismo está aumentando e finalmente entrando na vida dos brasileiros. Entre em contato, continue acompanhando, divulgue e padale! Abraços.

      • Guilherme Moraes da Silva says :

        O grupo desta quinta reuniu quase 25 pessoas. Foi um pedal agradável. Acho que nao te vi por lá.
        De qq forma, quero convida-la para a Rota Màrcia Prado. Será dia 10 de dezembro.Trata-se de uma descida de bike de SP a santos. Estamos fretando um ônibus. Se quiser, é só aparecer. Tudo a preço de custo.

      • Ana Paula says :

        Oi Guilherme, Estou fora de Santos estes dias. Não pude ir. Esta descida deve ser muito legal! Vou ver se consigo aparecer, quinta que vem vai ter pedal?

      • Josane says :

        Olá Ana…

        Sou novata neste “mundo da Bike “… Realizei 2 passeios ciclísticos em São Paulo e me encantei !!! Procurei aqui em Santos algo semelhante como há em Sp ( grupos que saem á noite para pedalar ) e através de uma amiga que me indicou outra Cheguei ao ” PEDAL NOTURNO ” que o Guilherme lhe convidou . Imediatamente comprei uma bike e me juntei ao grupo. Não tem ainda um mês que saio com eles, mas afirmo que já realizei grandes amizades e estou adorando. A turma é bem simpática e cada vez mais pessoas estão aderindo aos passeios. Isto é um passo incrível para a nossa cidade. Não sei se vc já apareceu por lá, mas refoço aqui o convite do Guilherme, tá ?rs… Um abraço.

      • Ana Paula says :

        Oi Josane! Bem vinda ao Blog, o Pedal Noturno é bom demais. Eu estou lá toda quinta! Como não nos conhecemos? Rsrs. No próximo vou te procurar. 🙂

  5. Lívia Araújo says :

    Ana, apesar de Santos ter políticas pró-bicicleta, um pouquinho de infraestrutura e muitos e muitos usuários, não achas legal a realização da Bicicletada mensal? É algo pra se incluir no calendário ciclístico da cidade. 😉
    Beijoca.

    • Ana Paula says :

      Oi Lívia! Vou encontrar um pessoal e me informar se já existe alguém que agita alguma bicicletada em Santos. Caso não houver, é uma excelente idéia. Valeu, Bjs.

      • Guilherme Moraes da Silva says :

        Ana Paula, Já houve uma biciceltada aqui. Mas envolveu mtos interesses politicos.O movimento acabou em descrédito dos pp participantes.

      • Ricardo - São Vicente/SP says :

        Ana Paula e Lívia,
        Todas as quintas-feiras tem (bicicletada, ciclismo ou pedalada) passeios a partir das 20:00Hs. com a turma do Pedal Noturno.
        Apareçam e recebam um grande abraços.

  6. Nelson J. ribas says :

    Ana, show, simplesmente perfeito o blog, adorei as materias e já adotei minha bike como meio de transporte desde o dia 1º, pois já não aguentava mais andar de ônibus lotado poluindo tudo, povo sem educação e o pior gastava muito mais tempo para me locomover do que agora, e adotei para tudo, onde vou estou com minha “” magrela”” como dizem aqui ” camelo” também sou de SP e estou aqui a mais de 6 anos, terminei minha facu de Educação Fisica, trabalho na prefeitura de Santos e adoro sentir o vento no rosto, ate na chuve e bom andar de bicicleta se todos adotassem que maravilha seria .
    Ótima iniciativa seu blog, vou divulgar.
    Abraço
    nos encontramos nas próximas pedaladas.
    Nelson

  7. Josane says :

    Oi Ana….

    Estarei lá na quinta…nos encontraremos , então…rs….Um super abraço…Jo

  8. itararesv says :

    Olá Ana Paula, estarei lá…. posso divulgar o evento no meu blog?!

  9. fernandgoncalves says :

    Paz e Bem, Comunidade.

    Boa Tarde Ana Paula.

    acabei de receber a ‘dica’ para a “Massa Crítica” de logo mais a noite.

    Por conta disso encontrei você, digo seu BLOG.

    – Temos muito que conversar e fazer em defesa do trânsito seguro de bicicletas pela Região Metropolitana de Santos.

    Até.

  10. itararesv says :

    Olá Ana Paula…. bom dia!!!! quando será o próximo pedala noturno?!

  11. Márcio says :

    Genial o blog! Penso como vc! mobilidade urbana. Sou engenheiro civil e trabalho com transportes, santista mas trabalho em São Paulo. Digitei no google algum estacionamento para bicicletas no gonzaga e apareceu o seu blog. Espero que abra logo o posto do bike santos no gonzaga, nao me sinto seguro em deixar minha bicicleta amarrada em qualquer lugar.

  12. Jeferon Queiróz says :

    Pessoal o Pedal Noturno é algo que me deixou impressionado em Santos, sou da cidade de Taubaté vale do Paraíba interior de SP, participei pela primeira vez na terça-feira e adorei a simpatia e receptivade da turma, na quarta-feira dia do feirado acompanhei o Grupo até Guarujá, foi muito bom conhecer lugares com a turma que ainda não conhecia, e pretendo pedalar hoje de novo, em modesta parte pedalo a mais de 8 anos, participei de alguns grupos profissional e semi-profissional, competi algumas competições das categorias Speed e modalidade Pro ( montambike ) atualmente pratico como hoby e sou sincero em dizer que poucos eventos tem o afeto natural e oraganização como a de vocês, desejo sucessos e prosperidade a todos, espero voltar a Santos em outras oportunidades e revê-los em novos passeios. Obrigado e abraços a todos..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: